Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Idosa é internada no CTI após receber alta com líquido escorrendo pelo corpo; família culpa hospital de Betim

 

A família de uma paciente internada em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Público Regional (HPR) de Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte, denuncia descaso. A idosa, de 71 anos, passou por cirurgia para retirada de um tumor maligno no intestino em janeiro, ficou cerca de uma semana internada e, segundo parentes, recebeu alta mesmo com um ‘líquido saindo do local da cirurgia'. Com medo, a família prefere não se identificar.

Os casos de problemas no Hospital Público Regional se multiplicam e, após denúncias de pacientes, a Prefeitura de Betim decretou Situação de Emergência em Saúde Pública.

 

No caso da paciente oncológica, a família conta que os pontos da cirurgia arrebentaram dois dias depois de ela chegar em casa. Eles voltaram para o hospital, mas o médico avaliou que estava tudo bem e disse que a paciente poderia ser cuidada pelos parentes em casa.

“Achamos estranho eles não terem colocado dreno. Mesmo assim, mandaram ela para casa. Depois de dois dias, a cirurgia abriu toda, ficou um buraco”, diz uma sobrinha da paciente. “Procuramos o hospital, o cirurgião examinou, disse que estava tudo bem e mandou ela para a casa, sem suporte algum”.

A sobrinha, que é técnica em enfermagem, diz que a tia ficou em casa, mas sem evoluir. A família suspeitou de um quadro de anemia, procurou o hospital e, após pedido, a paciente fez um exame que confirmou o quadro de anemia. Os parentes levaram a paciente para o pronto-atendimento do hospital e apresentaram o exame. “Ela passou a noite na maca, no corredor, com o líquido vazando. Tivemos que chamar a PM [Polícia Militar]”, conta.

A paciente foi internada em fevereiro e está, até hoje, em estado grave no CTI. “Ela respira com a ajuda de aparelhos e, até então, não sabemos o que ela tem em definitivo”, disse a sobrinha, que teme pela vida da tia. Ela acrescenta: "Se ela morrer, vai ser uma morte muito triste, por falta de cuidado".

O que diz o hospital

A reportagem da Itatiaia procurou o Hospital Público Regional (HPR) de Betim informando a idade da paciente e dados clínicos passados pela família. No entanto, a unidade alegou que não conseguiu localizar a idosa. "Não é possível apurar a situação sem saber o nome do referido paciente para a devida verificação do histórico de internação e do prontuário médico".

 




Itatiaia


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil