Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Programação vai beneficiar estudantes e educadores com realização de oficinas e sessões cine-escola

Cumprindo seu papel de fortalecer as práticas que unem educação e cinema, a 9ª CineBH traz mais uma edição do programa Cine Expressão. Professores das escolas de Belo Horizonte, públicas ou privadas, podem se inscrever gratuitamente para levarem suas turmas ao cinema durante o evento. Serão oito sessões gratuitas de três longas contemporâneos voltados ao público infantil e jovem. As inscrições estão abertas no site oficial da Mostra www.cinebh.com.br até o dia 5 de outubro.

 

A seleção contempla os longas “O Segredo dos Diamantes” (2014), do diretor mineiro Helvécio Ratton, voltado ao público de 10 a 13 anos; “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, produção premiada no Festival de Berlim do ano passado e indicada para adolescentes acima de 14 anos; e a animação européia “O Homem da Lua”, destinada ao público de 5 a 10 anos.  Os filmes serão exibidos no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes e no Grande Teatro do Sesc Palladium.

(veja sinopses e programação completa abaixo).

 

As sessões dos filmes brasileiros contarão com Cine Debate ao final, com mediação da cineasta e educadora Bete Bullara, do Cineduc (RJ).

 

A temática Educação integra debates e exibições da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), parte do programa Cinema Sem Fronteiras (Mostra Tiradentes, CineOP, CineBH). Os exercícios de cinema com propostas educativas promovidos nos eventos do programa pretendem criar ambiente e preparação para a entrada em vigor da Lei Federal 13006, aquela que obriga as escolas de educação básica exibir duas horas de cinema nacional por mês como componente curricular complementar, integrado à proposta pedagógica da escola.

 

 

Cine Expressão

Período de inscrições gratuitas: 15 de setembro a 05 de outubro

Site oficial: www.cinebh.com.br

 

Programação

 

- O Segredo dos Diamantes

Direção: Helvécio Ratton

Ficção, cor, 86min, 2014, MG

Faixa etária: 10 a 13 anos

Sinopse:  Angelo é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida do pai. Para isso, ele e seus amigos Júlia e Carlinhos terão que decifrar o enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério, que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo.

 

Sessões: 20/10 às 14h no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

                21/10 às 14h no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

                27/10 às 8h no Grande Teatro do Sesc Palladium

 

 

 

- Hoje eu Quero Voltar Sozinho

Direção: Daniel Ribeiro

Drama, cor, 96min, 2014, RJ

Faixa etária: a partir de 14 anos

Sinopse: Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

 

Sessões: 20/10 às 8h no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

                 21/10 às 8h no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

                   22/10 às 14h no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

 

- O Homem da Lua

Direção: Stephan Schech

Animação, cor, 98min, 2012, França, Alemanha e Irlanda

Faixa etária: 05 a 10 anos

Sinopse: O Homem da Lua não aguentava mais viver sozinho em seu satélite. Um dia, ele decide visitar a Terra e descer de carona na cauda de um cometa. Ao chegar, acha tudo maravilhoso, mas logo começa a ter problemas porque é considerado um invasor. Os amigos e as crianças precisam então inventar um plano para salvá-lo.

 

Sessões: 22/10 às 8h no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

                  27/10 às 14h no Grande Teatro do Sesc Palladium

 

***

A 9ª Mostra CineBH e o 6º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que a Universo Produção realiza em Minas Gerais e São Paulo e reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro), a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (foco na preservação, história e educação, em junho).

 

Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público e pode ser conferida pelo site cinebh.com.br

 

***

Acompanhe a 9ª Mostra CineBH, o 6º Brasil CineMundi e o programa Cinema Sem Fronteiras 2015

Participe da Campanha #eufaçoaMOSTRA

Twitter: universoprod 

Facebook: universoproducao / cinebh / brasilcinemundi

Web: cinebh.com.br 

Informações pelo telefone: (31) 3282.2366


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil