Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nesta sexta-feira, dia 20, crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV), na capital mineira, acompanhadas pelo coordenador do Procon Assembleia, doutor Marcelo Barbosa estiveram visitando um supermercado para conhecer um pouco mais sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Esta iniciativa socioeducacional faz parte das atividades da Oficina de Cidadania Ecumênica desenvolvida na LBV, que nesta semana tem o objetivo de oferecer aos atendidos que integram o Programa Criança: Futuro no Presente! a oportunidade de observar e aprender com a ajuda de um profissional, como estes Direitos devem ser vivenciados por todas as pessoas.

No início, doutor Marcelo se reuniu com as crianças e num bate-papo educativo explicou tudo que deveria ser observado e a forma correta de colaborar para o cumprimento da Lei. “O direito mais importante que nós vemos é o Direito à Informação. Com relação ao produto, é importante que tenha informação sobre o Preço, Data de validade, quem fabricou e se há algum risco no consumo. Vamos sair em grupos, atrás destes produtos para verificar se de fato está havendo o cumprimento da lei”, orientou o coordenador do Procon.

Com esta atividade a garotada conheceu a importância de conhecer os direitos do consumidor, saber analisar e como proceder se por ventura encontrar algum produto em desacordo com a lei. “A participação das crianças foi sensacional! Elas ficaram atentas às nossas explicações e quando encontravam alguma irregularidade, corriam pra me falar (...). Eu fiquei impressionado positivamente com as crianças da LBV, são verdadeiros consumidores-mirins conscientes. Isso é cidadania!”, disse com satisfação, doutor Marcelo.

Hugo Correia de Jesus, 10 anos, que sempre vai as compras com sua mãe, participou de forma brilhante: “Gostei muito de ter vindo. Aprendi a olhar a data de validade, o código de barra e muitas outras coisas. Eu estava observando os produtos e percebi que um estava amassado e ia vencer amanhã, dia 21/03/2015. Quando é assim a gente tem que contar pro gerente. Vou falar pra minha mãe olhar isso toda vez que ela for comprar alguma coisa”, afirmou o pequeno Hugo.

No inicio desta semana as crianças conversaram com os pais, anotaram suas dúvidas sobre os direitos do consumidor e hoje vão voltar pra casa com as respostas para a família. “As crianças foram bastante participativas, fizeram as observações em grupo e ficaram empolgadas com a prática do que aprenderam. Além de levar para a família a importância destes cuidados, as crianças vão crescer com este senso de consumidor consciente”, afirmou a educadora social da LBV, Janaína Beatriz.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil