Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ação movimentou empresas de 60 cidades brasileiras, espalhadas por sete estados, auxiliando no desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores voltados à exportação

 

CURITIBA, 23/02/2015 - Ao longo dos dois últimos anos, o Design Export levou a inovação para 60 cidades de sete diferentes estados brasileiros, auxiliando na criação de 120 projetos de produtos ou serviços inovadores voltados à exportação. Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa inédito que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos inovadores e com design diferenciado voltados ao mercado internacional.

 

 

Com o objetivo de levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva para que as empresas insiram a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos, o programa estimula o uso do design. Sendo assim, o Design Export funciona como uma ponte entre os empresários e os designers, estimulando o uso do design como ferramenta para a inovação. Os participantes recebem apoio para identificar os profissionais mais adequados às suas necessidades e têm acesso a recursos financeiros para a contratação do serviço de desenvolvimento do produto inovador.

 

Com o sucesso do programa em estados do Sul e Sudeste, em 2014 foi realizada uma ampliação com o objetivo de estender sua atuação até a região Nordeste. Uma parceria estratégica com o Centro Pernambucano de Design permitiu que os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba fossem beneficiados com a metodologia “Design na Prática”, criada pelo CBD.  A diretora executiva do Centro Brasil Design, Letícia Castro, explica que a organização tem um histórico de resultados positivos aplicando uma metodologia própria em programas de estímulo ao design.  “O propósito maior do Design Export é seu caráter didático que permite a inserção do design na cultura organizacional das empresas brasileiras, garantindo uma indústria mais competitiva e preparada para o mercado internacional”, afirma.

 

Para atingir tal resultado, a iniciativa contou com apoio das associações setoriais vinculadas à Apex-Brasil, capacitou consultores para atuar em diversos estados brasileiros e realizou um cadastro de escritórios de design em nível nacional para a prestação dos serviços de design. Ao todo, o programa conta com 133 escritórios de design cadastrados. Além disso, um total de 21 setores industriais foi contemplado pelo Design Export, permitindo que 62% das empresas participantes contratassem design pela primeira vez. Márcia Nejaim, gerente executiva de Competitividade e Inovação da Apex-Brasil, explica que a Agência trabalha para que as empresas brasileiras desenvolvam seus produtos e serviços por meio da agregação de valor e da incorporação do design e da inovação. “Para nós, essas são ferramentas essenciais para a diferenciação no mercado internacional”, completa.

 

Os resultados do Design Export serão apresentados no evento Design para Novos Mercados, no dia 17 de março, em São Paulo, onde serão analisados cases de sucesso que foram realizados por meio da iniciativa. As atividades acontecerão entre 11h e 15h, no Mube (Avenida Europa, 218 - Jardins). O evento contará com a participação de representantes do Centro Brasil Design e da Apex-Brasil. As vagas são limitadas. Mais informações nos sites www.apexbrasil.com.br e www.cbd.org.br.

 

SERVIÇO

DESIGN PARA NOVOS MERCADOS

Como o design pode impulsionar seu negócio

Data: 17/03/2015

Horário: das 11h00 às 15h00

Local: Mube

Avenida Europa, 218, Jardins, São Paulo - SP

*Serviço de valet disponível

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil