Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Pesquisa do HCor revelou resultados efetivos em pacientes que passaram pela Reabilitação Cardiopulmonar

 

Estudo clínico do Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do HCor apontou que 98% dos pacientes com doença coronariana  apresentaram evolução efetiva na recuperação por meio de musculação e exercícios aeróbicos supervisionados

 

 

            A pesquisa do Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do HCor apontou que 98% dos pacientes avaliados que fizeram tratamento pelo Programa de Reabilitação do hospital evidenciou melhor disponibilidade de oxigênio, inclusive no músculo cardíaco, com maior força de contração do coração e  consequentemente menos arritmias cardíacas.

            O estudo comprovou ainda que 75% dos pacientes que apresentaram sobrepeso ou obesidade obtiveram melhora na  capacidade de oxigenação do organismo, com aumento da força muscular cardíaca e maior tolerância ao exercício físico, além da redução de massa gorda, ganho de massa magra, bem como na melhora na qualidade de vida.

                Segundo o responsável pela pesquisa, 78% dos analisados já havia sido submetidos a algum tipo de procedimento invasivo (ponte de safena, mamária ou angioplastia coronária com stent). "A resposta obtida pela reabilitação foi tão satisfatória que o questionário de qualidade de vida ficou semelhante ou  até mesmo superior ao de indivíduos normais",  explica Dr. Carlos Hossri, responsável pela pesquisa e pela Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do HCor.

            Entre 2011 e 2013 foram avaliados 106 pacientes com doença coronariana por meio de aplicação de questionário e diferentes tipos de testes de esforço, antes e depois dos pacientes iniciarem o tratamento pela Reabilitação Cardiopulmonar.  Após três meses do Programa de Reabilitação, 98% dos pacientes apresentaram qualidade de vida igual ou superior quando comparados a indivíduos sem doença cardíaca, com um aumento da capacidade do bombeamento do coração, além da redução das arritmias cardíacas desses pacientes.

            Este tratamento é tão eficaz quanto o medicamentoso ou mesmo o invasivo cirúrgico (angioplastia ou cirurgia cardíaca), embora muitas vezes o indivíduo seja capaz de alcançar melhores resultados. Todos os pacientes do Programa de Reabilitação receberam orientações da equipe multidisciplinar composta por educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fisiatras e psicólogas, além do suporte cardiológico  durante todo período.

                A reabilitação cardiopulmonar do HCor consiste na prescrição de exercícios aeróbicos (caminhadas em esteira e bicicleta) e de força e resistência para fortalecimento dos músculos. "Conforme o paciente evolui e ganha mais resistência, alteramos o treino acrescentando carga e velocidade - além do tempo ser mais extenso -, sempre com a monitoração destes pacientes e a segurança de um ambiente supervisionado", esclarece o Dr. Hossri.

            Para o responsável pela pesquisa ocorreram melhoras significativas em todos os aspectos, especialmente nos índices de  qualidade de vida. Os índices físicos e psicossociais destes pacientes melhoraram tanto quanto ou acima de indivíduos sem nenhuma doença cardiovascular. “Mesmo com ganhos expressivos é importante o acompanhamento médico para manutenção deste tratamento, além da alimentação balanceada,  e deixar de lado o tabagismo para a eficácia do tratamento",  finaliza Dr. Hossri.

 

 Sobre o Programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do HCor

            O programa é sugerido a todos os indivíduos portadores de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana como indivíduos que já realizaram procedimentos invasivos como: angioplastia; revascularização do miocárdio, transplante cardíaco; implante de marca-passo ou cardiodesfibrilador implantável (CDI), cirurgia de válvulas, entre outras.

            A reabilitação cardiopulmonar está indicada a todos os pacientes que apresentam falta de ar, limitação ao exercício pelo cansaço e fadiga e restrição nas suas atividades de vida diária.

            O objetivo do programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do HCor é de reduzir os sintomas de fraqueza, diminuir a dispneia (falta de ar), melhorar a qualidade de vida e aumentar a participação dos pacientes nas atividades da vida diária propiciando o retorno mais precoce à atividade produtiva e ou lazer. Nesta modalidade de reabilitação é recomendado o treinamento com exercícios monitorados e supervisionados.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil