Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A Secretaria da Fazenda de Pernambuco deflagrou nesta quarta-feira (10) uma operação para combater a sonegação fiscal da rede de fast food Habib’s. Além de Pernambuco, a operação denominada de "Flex Food" foi executada também noutros seis estados. Os fiscos estaduais estimam que a arrecadação da rede de alimentação deveria ser cinco vezes maior do que a atual.

Em Pernambuco foram realizadas 13 diligências, incluindo a cozinha central, em Igarassu, e 12 lojas distribuídas no Recife, em Olinda, Jaboatão Caruaru e Cabo de Santo Agostinho. A cozinha central do Habib’s é responsável por distribuir alimentos para lojas do estado e também de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.


"A investigação começou no Rio Grande do Sul, onde o fisco identificou uma baixa arrecadação em relação ao potencial da rede de alimentos. Foi verificado um subfaturamento e também problemas na classificação dos produtos, além da não emissão de cupons fiscais. Esse é o pontapé inicial da operação que vai fazer uma auditoria no material apreendido para comprovar a sonegação", explica o diretor de Operações Especiais da Secretaria da Fazenda, Anderson Alencar.

Segundo Alencar, foram apreendidos talões de pedidos, equipamentos não autorizados e documentos que podem comprovar a sonegação. A operação foi realizada em conjunto com os fiscos de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal, em parceria com os ministérios públicos e as polícias estaduais.

As informações obtidas por cada estado serão compartilhadas para facilitar a identificação das irregularidades em cada local. Em Pernambuco, participaram 68 pessoas participaram da ação, que incluiu agentes da Vigilância Sanitária. Uma loja localizada num Shopping Center da Zona Norte do Recife foi interditada, pois todos os emissores de documentos fiscais estavam irregulares, realizando desta forma vendas sem a devida documentação fiscal.

"Todo material apreendido passará por auditoria e todos os arquivos digitais recolhidos serão periciados em busca de comprovar as irregularidades e os impostos sonegados", completou Alencar.

Posicionamento
Em nota, o Habib's disse que ainda não teve acesso aos termos da ação e que assim que seus advogados tiverem conhecimento "tomará as devidas providências no sentido de esclarecer qualquer fato que seja necessário". A empresa "esclarece também que preza pelo respeito às leis, aos direitos de seus clientes, parceiros e mais de vinte mil colaboradores".

 

 

Diário de Pernambuco


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil