Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma das muitas coisas surpreendentes de 2020 tem sido o ritmo da mudança no local de trabalho. A porcentagem de pessoas que trabalham em casa saltou de 31% para 62% em um mês. Como resultado, as pessoas perceberam que muito do nosso trabalho pode ser dissociado da localização.

 

Em uma crise, as pessoas se apegam ao que podem. Muitas organizações tentaram se adequar replicando exatamente o ambiente que tinham no escritório. Qualquer reunião foi convertida em uma chamada de Zoom equivalente. Pessoas estão relatando que seus gerentes estão acompanhando o Slack, acessos ao software de marketing corporativo, ou agendando conversas por vídeo às 9h - presumivelmente para obrigar as pessoas a manter o horário comercial normal. Inúmeros artigos e especialistas vêm sugerindo o uso de sapatos e camisa social, porque os pés descalços podem resultar em uma "mentalidade relaxada pouco profissional".

 

O tempo funciona de maneira diferente em casa

 

Esta é uma oportunidade perdida. Quando você trabalha em casa, não precisa replicar o ambiente do escritório. De fato, você não deveria. Em vez disso, você deve estruturar conscientemente sua semana de trabalho de acordo com os benefícios de cada local.

 

Embora os escritórios permitam uma socialização mais fácil, eles também podem ser lugares de distração. Uma pesquisa recente constatou que, quando as pessoas precisavam realizar tarefas complicadas, apenas 8% preferiam seus locais de trabalho durante o horário comercial. Outros 8% disseram que preferiam seus locais de trabalho fora do horário comercial - presumivelmente quando nenhum colega estará para conversar conversa fora. Quase a metade (49%) escolheu trabalhar em casa.

 

Há também a realidade menos comentada da distração física. As pessoas são mais propensas a se vestir para o escritório do que para um trabalhar em casa. Mas isso significa que muitos escritórios exigem, mesmo no verão, homens de terno e , no inverno, mulheres de vestidos e sapatos que não permitem meias. Fica um pouco difícil desenvolver o seu melhor trabalho quando seus dedos estão ficando azuis.

 

Depois, há o horário comercial padrão, que realmente não funciona igualmente bem para todos. Muitas pessoas têm maior produtividade logo de manhã, mas forçar os 9% (mais ou menos) dos “não matinais” a fazer check-in às 9h faz pouco sentido se não houver nada que aconteça nesse momento; de fato, pode ser realmente ruim para a saúde mental de todos.

 

Quando a vida voltar ao "normal", poucos locais de trabalho permanecerão totalmente remotos. O modelo mais provável será um híbrido, com muitas pessoas trabalhando no escritório dois ou três dias por semana e em casa nos outros dois ou três dias da semana.

 

Com esse modelo híbrido, a melhor opção será que as equipes percebam as vantagens de ambos locais.

 

Os dias de trabalho em casa podem ser estruturados para oferecer flexibilidade. As equipes podem definir o horário principal (por exemplo, das 10h às 14h) e, em seguida, permitir que as pessoas trabalhem nessas horas de acordo com seus estilos de trabalho e situações familiares. Os dias de trabalho em casa podem ser centrados no trabalho individual e os dias de escritório podem ser mais sociais - é mais fácil relaxar com conversas quando você sabe que tem tempo para realizar seu trabalho. Quando estão no escritório, talvez as pessoas podem se envolver mais e criar o tipo de confiança que permite que elas possam trabalhar melhor juntas, mesmo quando não se veem tanto.

 

E, acima de tudo, os dias de trabalho em casa podem absolutamente proporcionar conforto e saúde mental. As pessoas permanecem mais engajadas quando estão progredindo em um trabalho desafiador e significativo. Isso é o principal.

Estar calçado (ou a falta dele) não tem nada a ver com isso. Um escritório em casa não precisa replicar um escritório tradicional - é por isso que funciona tão bem.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil