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“Escolas Criativas” propõe uma jornada para mudança educacional, com base no reconhecido método de trabalho do restaurante ElBulli

 

São Paulo, 14 de agosto de 2019 – A Fundação Telefônica Vivo lança no Brasil o projeto “Escolas Criativas”, uma coleção de seis livros produzidos pelo chef espanhol Ferran Adrià, que levou toda sua experiência do restaurante ElBulli – eleito cinco vezes como o melhor do mundo, com metodologia de trabalho reconhecida por  instituições de prestígio mundial como Harvard University e MIT (Massachussetts Institute of Technology) –, para educadores utilizarem em sala de aula. Os livros trazem uma forma de ensinar e aprender por meio da inovação, criatividade, mudança educacional e melhoria escolar. O download gratuito pode ser feito no acervo da Fundação, pelo site http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/colecao-escolas-criativas/.

 

O projeto consiste em seis publicações temáticas, destinadas a diferentes públicos interessados ​​em mudanças educacionais. O objetivo é levar o método de Adrià, conhecido como “Sapiens”, para dentro e fora de sala de aula. Sapiens é o nome com o qual Adrià batizou o caminho para inovar na culinária do El Bulli. O método não nasceu em sala de aula, mas se tornou um modelo de sucesso, aplicável a qualquer disciplina, inclusive ao próprio processo educativo, apostando na reflexão e análise como a melhor maneira de entender as coisas.

 

O Escolas Criativas reforça o posicionamento da Fundação Telefônica Vivo em incentivar a inovação educativa por acreditar que a mudança educacional deve nascer dentro da própria escola, mas também deve incorporar muitos outros atores.  “O método de Adrià está totalmente alinhado com a nossa forma de atuação, na medida em que não propõe soluções prontas, mas estimula os educadores a partir dos saberes locais e suas experiências, e a criar novos modelos pedagógicos e inovar no processo de aprendizagem dos alunos. Acreditamos que o momento é oportuno e reforça nosso compromisso com os professores do País”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo. 

 

Fascículos

A coleção está organizada em seis livros: Introdução, Sapiens de Escola, Genoma da Escola, Edu Sapiens, Meu Genoma Criativo e Menu de Aprendizagem. O introdutório explica a publicação e contextualiza a necessidade de incluir a criatividade nos processos atuais de mudança educacional que as escolas estão vivenciando. Os outros cinco guias desenvolvem este método de inovação de forma prática, dois destinados a escolas – Sapiens de Escola e Genoma da Escola – e outros três para professores – Menu de Aprendizagem, Meu Genoma Criativo e EduSapiens.

 

Genoma da Escola propõe a reflexão sobre a personalidade criativa a partir de três visões: do líder, da equipe e da comunidade educativa em seu conjunto. Na última, a proposta é a de orientar o grupo envolvido nas atividades à inovação para gerar a real transformação educacional no ambiente. Voltado a equipes diretivas, docentes, gestores, líderes educacionais e redes de escolas com desejo de mudar a forma de ensinar, destina-se também a qualquer pessoa, grupo, organização ou entidade que pense que a criatividade e a inovação são as alavancas para progredir como sociedade e indivíduo. Pode ser utilizado como uma proposta que ajude a pensar sobre este tema ou ser trabalhado como um processo para a construção da personalidade criativa de quem irá liderar projetos, suas equipes e a comunidade educativa na qual estão inseridos. O guia é um material de consulta e reflexão sobre a personalidade criativa que complementa o guia Sapiens na Escola, cujo objetivo é promover a transformação de centros educacionais, ajudando seus professores, gestão e equipes de inovação em seus processos de transformação. Ele é projetado para ajudar a gerar e implementar planos em escolas e instituições de ensino e tem material complementar que facilita a reflexão, eficiência e criatividade nas diferentes etapas do processo.

 

Dentro da metodologia do chef Ferran Adrià, sem compreensão não há criação. Nesse sentido, alcançar a compreensão é o objetivo da aprendizagem. Este é o ponto de encontro entre dois mundos: o gastronômico e o educacional. A publicação Edu Sapiens simplifica a metodologia Sapiens, construída no restaurante ElBulli. O livro apresenta cinco fases do método: Definição, Pesquisa e Conhecimento, Organização e Classificação, Compreensão, Criação e/ou Divulgação. Também estimula o desenvolvimento de quem ensina, ajuda a desenhar um projeto educativo e inclui rotinas de pensamentos, material de suporte e estratégias a serem adotadas. É dirigido a docentes, gestores, líderes educacionais e redes de escolas com desejo de mudar a forma de ensinar, embora também reúna muitos recursos práticos que podem ser utilizados pelos alunos em sala de aula.

 

Menu de Aprendizagem estimula os educadores a perderem o medo de criar, a partir de conceitos de inspiração, adaptação e associação. A inspiração fica por conta do mergulho nos temas criatividade, neurociência e emoções, consideradas essenciais para abrir as portas da inovação. A publicação também orienta a adaptar e levar à sala de aula a aprendizagem compartilhada por outros docentes e aplicadas a alunos de diferentes contextos. Ajuda, ainda, a associar novos conhecimentos ao que já existe em sala de aula. Também traz atividades desenvolvidas por meio de jogos de cartas, que vão estimular o improviso, o pensamento crítico e a reflexão sobre crenças educacionais, sendo possível utilizá-lo por meio de uma leitura linear ou não.

 

Meu Genoma Criativo é direcionado a quem acredita no potencial criativo de seus alunos. A publicação aborda o funcionamento das atitudes e habilidades que ajudam os estudantes a alcançar soluções criativas quando enfrentam novos desafios. Reúne uma série de propostas de autoavaliação para despertar a consciência do potencial criativo. Entre eles, o Emo-ZOOM, uma rotina reflexiva para controlar os pensamentos e fazer com que as emoções sejam funcionais. Em seguida, propõe a coleta de evidências da aprendizagem por meio de um portfólio criativo. O guia funciona de forma orgânica, que permite que o educador é quem decida se vai usar a proposta completa ou criar uma própria, adaptando os conceitos à sua realidade. Há ainda um material complementar de cartões e adesivos que reforçam as propostas da publicação.

 

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com 20 anos de atuação no Brasil, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

 

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