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Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de vagas para o novo modelo de graduação do Brasil, o Híbrido Unicesumar

 

Belo Horizonte, Nova Lima, Betim, Contagem, São Lourenço, Vespasiano, Divinópolis, Ibirité, Itabira, Ipatinga, Pará de Minas, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas e Varginha são as 14 cidades mineiras escolhidas pela Unicesumar para serem as primeiras do país a oferecer o novo modelo Híbrido de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo. Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de vagas para os novos cursos. “É um reconhecimento da nossa instituição ao papel fundamental que o professor Aécio Lira, da Escola de Engenharia da UFMG, e outros professores de instituições de prestígio tiveram no processo de desenvolvimento do novo modelo híbrido”, afirma Wilson de Matos Silva, reitor da Unicesumar, que participa do lançamento oficial do Híbrido Unicesumar em Minas Gerais no próximo dia 20 de novembro, em Belo Horizonte.

A Unicesumar uniu o melhor da educação a distância e o melhor da formação presencial para criar o primeiro modelo híbrido de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, o novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia do país. Juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje, seja no modelo presencial, como na educação a distância. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes – uma calamidade –, a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, um dos criadores do Híbrido Unicesumar.

 

Depois de 30 anos como professor da UFMG, onde ocupou a diretoria da Escola de Engenharia, e 13 anos de atuação no ensino privado, Lira constatou uma “crise nacional” na formação de engenheiros no Brasil. “A cada ano, cerca de 300 mil novos alunos ingressam nas centenas de faculdades de Engenharia no país. De cada 100 alunos que entram na faculdade, apenas 35 concluem o curso. E dos cinco mil cursos de Engenharia existentes no Brasil, apenas 19% têm nota 4 ou 5 no Enade, contra 51% com notas 1 e 2. O ensino de Engenharia no país só cresce em quantidade, mas não em qualidade; um verdadeiro caos”, explica.

Segundo Lira, essa realidade faz com que o primeiro critério de seleção de novos engenheiros para o mercado de trabalho seja a instituição na qual se formou. “Quem não é formado por uma das instituições que compõem esse grupo dos 19% dificilmente consegue uma boa colocação, o que faz com que aumente a cada ano o número de engenheiros desempregados ou subempregados no país”, afirma.

Diante dessa realidade, Lira começou a buscar parceiros para criar um novo modelo de formação de engenheiros no Brasil. “Bati em muitas portas, mas só encontrei as condições necessárias para desenvolver esse projeto na Unicesumar. A partir daí, conhecemos profundamente os modelos híbridos existentes nos Estados Unidos, no MIT, Stanford, Berkeley, Olin College, Purdue, Illinois/Urbana, Iowa State University e Northeastern University, e nos Institutos Indianos de Tecnologia, na Índia, que são muito avançados nessa área. Após isso, reunimos os melhores profissionais das melhores instituições federais e públicas de ensino de São Paulo. Depois, validamos o modelo híbrido junto às principais entidades do setor”, conta Lira.

Entre os profissionais que participaram da construção do Híbrido Unicesumar e de seus conteúdos, estão os professores José Roberto Cartilho Piqueira (POLI/USP), Luis Ricardo Arruda de Andrade (POLI/USP), Ricardo Fragelli (UNB/Universidade de Brasília), Abdias Magalhães Gomes (UFMG), Gal. Barroso Magno (IME), Cláudio Pessoa (FUMEC), George Jamil (FUMEC), Jorge Van Dal (Unicesumar) e Cláudia Herrero Martins Menegassi (Unicesumar). Contribuiu também nas discussões e análise o professor Alessandro Moreira, diretor da Escola de Engenharia da UFMG.

“Nos próximos dez anos, o Brasil vai viver uma nova realidade na formação em Engenharia, e a Unicesumar estará à frente nesse novo momento histórico, que terá grande impacto no desenvolvimento da indústria nacional e formará uma rede educacional indutora do desenvolvimento municipal sustentável nas áreas de infraestrutura e urbanismo. Esse é um modelo inspirador, que será copiado e replicado”, assegura Lira.

Como funciona

O Híbrido Unicesumar é a nova escola de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil, que utiliza técnicas pedagógicas presenciais e a distância. É uma metodologia inovadora que oferece qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, garantia de aprendizagem, material didático próprio e estrutura física nos polos escolhidos para receber o modelo Híbrido, oferecendo salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas.

O Híbrido Unicesumar oferece cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de formação. O ano letivo será dividido em quatro módulos, com duração de dez semanas cada e duas disciplinas por módulo.

A semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de autoestudo, um dia de aula ao vivo (transmitida via streaming live) e dois dias de encontro presencial no polo e/ou prática laboratorial também no polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no mínimo 60% de presença.

O Híbrido Unicesumar foi estruturado a partir de metodologias ativas, com aprendizagem baseada na reflexão sobre a experiência, em projetos, solução de problemas e em timing. A metodologia reúne ainda o ensino dirigido e por pesquisa, estudos de caso, gamificação e peer instruction (instrução entre pares).

A sala de aula no modelo Híbrido é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, ele pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.

No início de cada disciplina, o estudante conhece a sua trilha de aprendizagem, visualizando onde está e aonde vai chegar. Trata-se de um mapa mental que o ajuda a orientar as dez semanas de estudos.

A pré-inscrição para os seis cursos (Engenharias Elétrica, Civil, Mecatrônica, Mecânica e de Produção e Arquitetura e Urbanismo) já pode ser feita no site da Unicesumar (www.unicesumar.edu.br). O processo seletivo está aberto e as aulas começarão em 19 de fevereiro de 2018.

Uma aposta no futuro

A Unicesumar, um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, está investindo R$ 100 milhões na pesquisa, desenvolvimento e implementação do modelo Híbrido. Segundo o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva, os investimentos da instituição incluem gastos em pesquisa, desenvolvimento de tecnologia educacional, formação de equipe e criação dos novos laboratórios nos polos de EAD que oferecerão o Híbrido Unicesumar.

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, afirma que este é um investimento no futuro do Brasil, especialmente nos setores que mais demandam por profissionais qualificados para o desenvolvimento do país: energia, telecomunicações e tecnologia. “Reinventamos a forma de ensinar Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, porque temos tradição em educação e qualidade de ensino. Por isso, criamos um modelo disruptivo e inovador”, destaca.

Além dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento do novo modelo, a Unicesumar está investindo nos polos de EAD que oferecerão o Híbrido. Nesse primeiro ano, o novo modelo está sendo oferecido em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

O lançamento oficial do Híbrido Unicesumar em Minas Gerais será realizado no dia 20 de novembro, às 18h30, na Sociedade Mineira de Engenheiros, Rua dos Timbiras, 1514, Centro, Belo Horizonte (MG). O evento reunirá convidados das 13 cidades mineiras que receberão o novo modelo de ensino da instituição.

Hoje, a Unicesumar possui 221 polos de EAD, 90 mil alunos, 3 mil colaboradores e presença em todos os estados brasileiros. A instituição iniciou suas atividades em educação a distância em 2006, com 266 alunos matriculados em três cursos de Graduação: Gestão Financeira, Gestão Comercial e Recursos Humanos. Atualmente, são 43 cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo) e 83 cursos de Pós-Graduação, além de cursos livres e cursos desenvolvidos sob demanda para empresas.


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