Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Formatura ocorreu no auditório da unidade prisional, em Contagem, com a presença dos familiares dos 21 alunos qualificados profissionalmente

Em cerimônia realizada no auditório do Complexo Penitenciário Nelson Hungria (CPNH), 21 presos custodiados pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) receberam o certificado de conclusão do curso técnico de Assistente Administrativo.

Os cursos de Assistente Administrativo e o de Programador Web foram ministrados em sete unidades prisionais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), subsidiados pelo Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec).

Na oportunidade, o subsecretário de Ensino Superior da Sedectes, Márcio Rosa Portes, falou dos desafios enfrentados para programar os cursos nas unidades prisionais e da importância dos educadores para transformar a realidade dos detentos.

“Para chegarmos a um resultado como esse, é importante frisar que ninguém trabalhou sozinho e, somente com a educação, vamos gerar o conhecimento que traz a verdadeira liberdade”, reforçou.

O superintendente de Trabalho e Ensino da Seap, Guilherme Lima, se disse satisfeito com os primeiros resultados do trabalho conjunto das secretarias. “Estamos felizes com o alto índice de adesão dos alunos e ao objetivo de profissionalização concreto dos quais os cursos são dotados”, destacou.

Para o diretor-geral da Complexo Penitenciário Nelson Hungria (CPNH), Willian de Abrête Pinto, os custodiados estão tendo uma oportunidade real de se capacitar, o que contribui efetivamente para a segurança da unidade. “A educação como forma de humanização retira os presos do ócio e cria neles perspectivas positivas para reassumirem o controle de suas vidas profissionais, após o cumprimento da pena”, pontuou.

 

Emoção

A formatura contou com a presença dos familiares dos alunos, que se emocionaram com a dedicação de seus parentes rumo à reintegração na sociedade.

A esposa de um dos formandos, Elenilda Donato Souza, presente na cerimônia no último dia 6 de junho, manifestou sua satisfação em presenciar a conquista do companheiro. “Eu pude perceber o quanto o curso o ajudou a ter esperança quanto ao futuro, e como ele está mais confiante”, afirmou.

O orador da turma, Luiz Antônio Julião, de 33 anos, relatou que as técnicas de administração aprendidas colaboraram para que ele mudasse sua maneira de pensar e de organizar a vida. “Após cumprir minha pena, pretendo trabalhar em um negócio próprio e tenho a certeza de que o aprendizado vai ser de grande utilidade”, enfatizou.

Na cerimônia, entre os representantes das instituições, também estiveram presentes: a superintendente de Ensino Tecnológico da Sedectes, Cristiane Fátima do Monte Saldanha; a defensora pública, Maria Auxiliadora Viana Pinto; a diretora da escola estadual que funciona dentro da penitenciária, Valdicéia dos Santos Silva Pavioni; e o professor de Administração, Erônides Mendes Bastos Junior.

 

Os cursos

Os cursos tiveram carga horária de 200 horas/aula e foram realizados no período de fevereiro a junho deste ano, dentro das escolas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem; do Presídio Feminino José Abranches Gonçalves, do Presídio Antônio Dutra Ladeira e nas três unidades do Complexo Penitenciário Público Privado, em Ribeirão das Neves; além do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte.

O curso de auxiliar administrativo tem por objetivo formar profissionais com capacidade de prestar assistência na área administrativa de uma empresa, amparando em atividades rotineiras, como o controle de gestão financeira, organização de arquivos, gerência de informações, revisão de documentos, entre outras atividades.

Já a formação de programação web tem por objetivo tornar o aluno apto a planejar, desenvolver e publicar websites, considerando princípios da arquitetura da informação, de modo a garantir formas eficientes de acesso à navegação pelo usuário.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil