Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
foram registradas mais de 77 mil acidentes, com 334 mortes

Minas Gerais é o segundo Estado do País com maior número de mortes por acidentes de trabalho. De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social 2013, lançado nesse ano, o Brasil registrou, em 2013, 717.911 acidentes de trabalho, dos quais 14.837 resultaram em incapacidade permanente e 2.797 em óbito.

Minas Gerais, por sua vez, registrou 77.252 acidentes, dos quais 1.590 resultaram em incapacidade permanente e 334 em óbitos – números que colocam o estado em segundo lugar no número de acidentes e registro de óbitos (atrás apenas de São Paulo).

A situação do Estado em relação à prevenção de acidentes de trabalho é foco da 10 ª edição da BRASEG | Feira Brasileira de Segurança e Saúde no Trabalho e Proteção Contra Incêndios, feira que reúne empresas e entidades do setor de segurança de trabalho e do XIX CONSIN | Congresso Nacional de Segurança Integral que terá como tema principal “Os desafios do gerenciamento de riscos no trabalho”, de 19 a 21 de agosto de 2015, no Expominas em Belo Horizonte – MG.

A BRASEG é uma iniciativa do Grupo Fiera Milano, em parceria com a Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho (ABRASEG), a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG) e o Sindicato da Indústria de Material de Segurança (SINDISEG).

 

Mercado

O mercado nacional de EPI representou R$5 bilhões em 2013, segundo dados do último levantamento realizado pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG). O segmento de maior destaque são os calçados (37,4%); seguido das luvas (24,5%) e vestimentas de segurança (17,3%). Para o mercado global, com faturamento de US$28 bilhões, o Brasil teve participação de 8%.

 

60 marcas expositoras apresentam novidades e lançamentos

 

Com soluções voltadas à prevenção de acidentes e novidades para trabalho com risco de queda, risco elétrico, risco de corte e em local confinado, entre outros, a feira apresenta também linhas de vestimentas especiais antichama e de equipamentos de proteção como protetores auditivos e faciais, cintas ergonômicas, capacetes e óculos, proteção respiratória, calçados de segurança, creme de proteção, luvas de segurança e impermeáveis e equipamentos de trabalho em altura. Novas tecnologias para detecção e prevenção de incêndio; mangueiras de incêndio e espuma; extintores portáteis, automotivos e pó químico; manômetros, válvulas e acessórios para extintores. 

 

Confiras alguns destaques em exibição na feira:

 

Conforto Artefatos de Couro: focada no mercado de calçados e luvas de proteção, a empresa, que está ampliando sua estrutura e verticalizando alguns processos como a produção de solado e o beneficiamento do couro para seu consumo, hoje conta com uma área de mais de 6.000 m2 e produção aproximada de 130.000 pares/mês entre calçados e luvas.

Este ano, apresenta na BRASEG, os novos modelos da Linha Nobuck, com forração especial e um novo sistema de amortecimento, proporcionando ainda mais conforto, firmeza e estabilidade durante o caminhar.





Delta Plus:
por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, a Delta Plus Brasil apresenta na BRASEG um lançamento inovador para o setor. Trata-se dos Óculos Saba com o sistema de ajuste ROTOR® e benefícios da armação em PVC flexível e hastes inclináveis que proporciona maior conforto, o único no mercado brasileiro que chega para garantir extremo conforto e estabilidade durante todo o tempo de uso. Além disso, os Óculos Saba têm como características o amplo campo visual, oferecendo uma boa vedação.  

 

 

 

 

Jobe Luv: com mais de 40 anos de existência a marca atua na fabricação de EPI´s para proteção térmica, vibrações e proteção química. Na BRASEG irá expor os seguintes produtos: luva antivibração, luvas térmicas (industriais), EPI’s térmicos pra cozinha industrial (luvas, mangas e aventais). Na linha de proteção térmica: vestimentas aluminizadas (siderurgia, fundição), vestimentas para eletricista (NR 10), vestimentas antichama e antitérmicas, vestimentas contra respingos de metais em fusão e vestimentas para combate a incêndio, além de capacetes, capuzes, luvas e botas para combate a incêndios, câmeras térmicas e vestimentas multiuso para proteção térmica (calor, chamas, respingos, solda, arco elétrico, fogo repentino, incêndio florestal).

Dentre os lançamentos da JOB LUV, destaque para as vestimentas contra produtos químicos em “Thermex Q”, tecido antichama respirável para proteção química; vestimentas para múltiplos riscos térmicos em “Thermex A” (arco elétrico, fogo repentino, calor, chamas, respingos de metais, solda e incêndio florestal); luva antivibração com bolhas de ar “Vibro-Air” e vestimentas de combate a incêndios em “PBI Max”.








A Instrutherm, referência em segurança do trabalho e com know-how de mais de 30 anos no mercado de equipamentos de medição, apresenta na BRASEG o que há de mais moderno e prático em aparelhos de medição. Entre eles, destacam-se os carros-chefes da marca: linha de decibelímetro, o dosímetro de ruído digital e o medidor de stress térmico.

A variedade de medidores de nível sonoro, mais conhecidos como decibelímetros, estará disponível durante a BRASEG, com destaque para um modelo lançado recentemente pela Instrutherm: o DEC-5050, aparelho que possui funções de análises de medidor de nível sonoro, modo analisador, medição simultânea de todos os itens com ponderações de tempo selecionado e características de ponderação, de frequência e de ruído.

O DEC-5050 permite análise digital de bandas 1/1 de oitava de 31,5 Hz a 8kHz e 1/3 de oitava de 25Hz a 10kHz em tempo real e simultaneamente, tem entrada para cartão micro SD de até 4GB, interface USB, tem registrador de dados, relógio de tempo real com calendário e saída de sinais AC e DC com disponibilidade para o registrador de nível e registrador gráfico, além de display LCD TFT com 320 x 240 pixels.

Outro importante equipamento para segurança e proteção é o dosímetro. A Instrutherm apresenta o DOS-600, considerado uma inovação ao trabalhador, já que possui também a função de decibelímetro num único aparelho. Ainda oferece oito configurações de medição de dose padrão-OSHA, MSHA, DOD, ACGIH, ISO 85 e ISO 90 - e tem capacidade de armazenar até 50 registros separadamente. Possibilita download de configurações do PC para o medidor, travamento de teclado que protege o equipamento contra operações acidentais e temporizadores de dosimetria para suportar pré-seleção de tempo, duração da medição e pausa.


Em modo decibelímetro, o DOS-600 indica a média equivalente, pico e nível de exposição sonora. Tempos de amostragem podem ser especificados entre 1 segundo e 1 hora, com armazenamento de 120.000 pontos e dados. Tem interface de comunicação USB; função Datalogger; realiza cálculo automático de dose projetada, medição e armazenagem de até 5 valores de LN específicos (nível de ruído estático).


E o medidor de stress térmico, modelo TGD-400, também não poderia faltar na BRASEG 2015. Trata-se de um equipamento que emite relatórios em lista e gráficos e possui função de anemômetro, que mede a velocidade do ar auxiliando no cálculo da temperatura efetiva, o que o diferencia dos demais aparelhos disponíveis no mercado. Tem função datalogger e capacidade para armazenar 65000 pontos e dados. É indicado aos profissionais que trabalham em ambientes expostos ao frio ou calor insalubre.  



Mavaro:
certificada ISO 9001:2008 desde 2003, a Mavaro hoje desenvolve, produz e comercializa uma extensa linha de produtos para as mais diversas necessidades, entre cremes protetores (EPI), protetores solares, produtos para higiene, limpeza e industriais.

Como lançamento, creme protetor, Mav Pintura, que foi especialmente desenvolvido para o setor de pintura. Protege a pele contra diversos agentes químicos agressores normalmente utilizados no processo de pintura, tais como: tinta base água, tinta base solvente, verniz, massa corrida, tinta esmalte, seladora, tinta automotiva, água raz e thinner, entre outros. Tem uma textura cremosa e fácil espalhabilidade na pele, proporcionando maciez sem deixá-la oleosa. Ao remover o creme a pele ficará altamente hidratada, pois o Mav Pintura tem dupla função: a de proteção contra agentes químicos e hidratação intensa.





A PROT-CAP lançou as luvas Soft Therm, confeccionadas em tecido de Meta aramida de 180gr/m2, palma de silicone antiderrapante, com tratamento retardante a chamas, resistente a 500°C de contato, com essa combinação atinge quase o dobro da norma EN407 (única do mercado a atingir este nível).

Pensando em um produto prático, com custo atraente e, acima de tudo, com qualidade, a PROT-CAP, que tem investido na busca de novas tecnologias e equipamentos de qualidade, oferece ao mercado as novas luvas Soft Therm para associar diferentes tipos de proteção, favorecendo desde o manuseio das peças à proteção do usuário contra riscos químicos e biológicos, como fungos e bactérias. O maior compromisso da empresa com este lançamento é prezar pela segurança das pessoas que trabalham em refeitórios, cozinhas industriais, restaurantes, lanchonetes, padarias, hotéis e hospitais, onde precisam manusear equipamentos que estejam expostos a altas temperaturas. 

 

 

Mais informações BRASEG: www.braseg.tmp.br

SERVIÇO

BRASEG | X Feira Brasileira de Segurança e Saúde no Trabalho e Proteção Contra Incêndios

De 19 a 21 de agosto 2015

ENTRADA GRATUITA – profissionais do setor
DAS 13h às 21h

 

Eventos Simultâneos: CONSIN |XIX Congresso Nacional de Segurança Integral

Local: Expo Minas – Av. Amazonas, 6.200 – Belo Horizonte/ MG

 

Informações e inscrições CONSIN: NN Eventos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(51) 3222-9063 / (51) 3395-4731 / (51) 9664-3988

 



Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil