Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Legião da Boa Vontade (LBV) recebeu na última segunda-feira, 27, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, na capital mineira, a nutricionista Isabella Sena de Almeida e alguns acadêmicos da mesma área que atuam na prefeitura de Belo Horizonte. Eles vieram ministrar uma palestra com o tema “Memória relacionada à alimentação” para os idosos atendidos pela LBV no Programa Vida Plena.

“A alimentação saudável foi se perdendo ao longo dos anos por causa da alimentação industrializada. Antigamente nossas mães e avós cozinhavam, hoje as pessoas estão dando mais importância para os alimentos processados, industrializados que são mais práticos do que ir à feira comprar e preparar a alimentação”, pontuou Isabella Sena.

O conteúdo foi bem assimilado pelos integrantes da melhor idade. Elbe Maria, 79 anos, disse: “Aprendi que o equilíbrio na alimentação é fundamental para manter uma boa memória na terceira idade, até a água. Aprendi como guardar os alimentos, como utilizar corretamente a geladeira, como aproveitar as folhas da beterraba, da cenoura. Foi uma palestra muito boa. Tudo que a LBV faz é pensando na melhora da gente, eu adoro! Aqui a gente é acolhida com o coração”. Isso mesmo, Elbe! Encontramos nutrientes nas cascas, nas folhas, nas sementes de muitos alimentos.

Para ressaltar a importância dos alimentos naturais e resgatar um pouco de como era a alimentação no passado, os acadêmicos realizaram uma dinâmica com os idosos e eles relataram suas vivências.  “Quando eu era criança a alimentação era melhor porque era tudo natural, tinha horta, ovo, a carne era de galinha que a gente cuidava, o feijão e o milho a gente colhia no quintal”, afirmou a senhora Francisca de Assis, 80 anos, ao recordar os bons tempos de sua infância.

“Os acadêmicos, bem novos, nem conheciam alguns alimentos que foram citados pelos idosos. Os idosos são muito participativos, gostei muito do espaço, excelente estrutura física, foi muito bom!”, finalizou a nutricionista.

O Programa Vida Plena desenvolvido pela Legião da Boa Vontade, na capital mineira, oferece semanalmente aos idosos, aulas de Kung fu, atividades esportivas, artesanato, palestras socioeducativas, passeios culturais e de lazer, oficina de música e acompanhamento social, que colaboram no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, contribuem para a inserção social e melhora na qualidade de vida.

A senhora Maria das Dores, 68 anos, participa do Programa Vida Plena e ressalta o seu aprendizado constante: “Aprendi muitas coisas! Faz dois anos que estou aqui, já melhorei bastante. Quanto mais as pessoas ensinam a gente é melhor porque a gente aprende. Eu gosto muito! ”.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil