Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A criançada atendida pela LBV em Belo Horizonte transformou garrafas plásticas em belos recipientes para o plantio de hortinhas. O planeta agradece!

Belo Horizonte, MG — “Criança, a árvore merece a nossa estima sincera”. Assim começa o poema A Árvore, do poeta Raul Aroeira Serrano. O texto foi escolhido pelas crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) para dar início, na última segunda-feira, 21, às comemorações do Dia da Árvore. Em meio à leitura dos versos de Aroeira (realizada junto a um pé de graviola) e atividades em sala, as crianças aprenderam que é dever de todo o cidadão proteger a Natureza e seus recursos.

As ações especiais do Dia da Árvore começaram na sala de atividades do programa Criança: Futuro no Presente!. Os atendidos participaram de uma roda de conversa, levantando importantes reflexões sobre o papel de cada pessoa na preservação do Meio Ambiente. Nada de pensar que esse é um problema de gente grande! Todos devem fazer a sua parte, repensando atitudes e escolhendo ações mais sustentáveis. 

Após as discussões, os pequenos aplicaram todo o conhecimento adquirido em sala e levaram para casa sementes de hortaliças, como alface, cebolinha e salsa. Mas não foi um simples plantio. Como muitas delas não moram em locais viáveis para a criação de jardins, por exemplo, a solução encontrada foi transformar garrafas plásticas em recipientes para essas mudas de hortaliças. Viu, só? Pensamento sustentável!

Bárbara, de 9 anos, prestou bastante atenção às recomendações da educadora social Janaína Beatriz e prometeu redobrar os cuidados com as plantinhas que tem em casa. "A planta precisa de sol porque senão não faz a fotossíntese. De dia, vou deixar no sol e, de noite, vou guardar no meu quarto”, contou. Quanto às sementes plantadas no recipiente feito com garrafa plástica, a atendida destacou: “Gosto das três e quando nascerem vou colher e dar para minha tia fazer uma salada! ”. 

Já Maria Eduarda, de 8 anos, fez questão de ressaltar a importância da árvore: “Ela ajuda no ar para a gente respirar. Se a gente não tivesse planta e nem árvores, não estaríamos vivos, nem os animais. Ela dá fruta para a gente comer, sombra, flores e muitas outras coisas. A planta é um ser vivo igual a gente e temos que cuidar dela da mesma forma que cuidamos de nós”.

A educadora Janaína Beatriz ficou satisfeita com o envolvimento dos atendidos no projeto especial. Para ela, a ação lúdica ratificou o compromisso das crianças com a Natureza. “Elas interagiram bastante e esse cultivo é questão de sustentabilidade, porque hoje não precisamos mais abrir um grande canteiro, podemos fazer uma horta com garrafas plásticas, caixinhas de leite, pneus. Aqui nós mostramos que é possível e demos essa oportunidade”, afirmou.

“Vamos plantar com carinho, porque assim a plantinha vai retribuir para a gente. Reeducando-nos com os bons hábitos, colheremos bons resultados. Para mim, isso é sensacional! Toda vez eu me emociono porque é com muito carinho o que as crianças fazem”, finalizou.

A iniciativa terá continuidade a partir do retorno e acompanhamento das crianças às suas plantinhas.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Avenida Cristiano Machado, 10765 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil