Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Desde segunda-feira, 27, o chefe da Seção de ONGs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/Desa), do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc), dr. Alberto Padova, está em visita oficial ao Brasil para conferir de perto o trabalho realizado pela Legião da Boa Vontade (LBV), nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Também é um dos ilustres convidados para a cerimônia de abertura do 14º Congresso Internacional de Educação da LBV, nesta quarta-feira, 29.

Dando início ao roteiro de visitas, o representante da ONU conheceu o Centro Educacional José de Paiva Netto e o Centro Comunitário de Assistência Social, unidades da Instituição em Del Castilho e conheceu a inovadora linha educacional criada pelo educador Paiva Netto, formada pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico e aplicada, com sucesso, em todas as unidades da LBV no Brasil e exterior.

O dr, Padova elogiou o trabalho socioeducacional empreendido pela LBV em favor de crianças e adolescentes da região: "Acredito que esse diferencial que vejo sendo promovido aqui vai além do intelecto acadêmico, é um ideal muito mais amplo, que desenvolve o indivíduo de forma plena, tornando-se um importante agente para o bem-estar de uma sociedade porque também está focado em importantes valores que são a base de uma sociedade saudável e produtiva. Essa é uma receita muito poderosa, que evidentemente é muito bem-sucedida pelo que posso notar na Escola e no Centro Comunitário de Assistência Social".
Sobre a atuação da LBV nas Nações Unidas, o chefe da Seção de ONGs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais afirmou estar satisfeito com as contribuições da Entidade para os debates do Conselho Econômico e Social e de dividir suas experiências na área de educação e da infância "entre as outras ONGs que trabalham ativamente em muitas outras partes do mundo."

O dr. Alberto Padova lidera esforços para promover a participação da sociedade civil no trabalho das Nações Unidas. Iniciou sua carreira no setor privado como analista e depois atuando como repórter sobre finanças internacionais em Milão, na Itália. Juntou-se às Nações Unidas como economista, trabalhando, por sua vez, em assuntos relacionados ao sul da África, à América Latina, ao financiamento para o desenvolvimento, aos Objetivos do Milênio, à agenda de desenvolvimento pós-2015, entre outros.

Também acompanhou a visita o jornalista da Rede Globo Internacional Eliseu Caetano, que destacou: "A estrutura é incrível, estou impressionado. Eu acredito nas palavras do Irmão Paiva, (...) pois aqui tem um monte de gente que doa tempo, esperança, expectativa, felicidade, alegria. Venham, ajudem, façam parte, é um projeto muito interessante. Vocês não impactam somente a vida e o futuro dessas crianças, vocês também fazem isso com as famílias delas. (...) Com toda certeza, uma mãe que visita a LBV vai ter total confiança de deixar seu filho sob os cuidados dos profissionais e de voluntários, que pode ser eu, pode ser você”. 

O jornalista trouxe suas considerações sobre a atuação da LBV no exterior: “Como é bonito o trabalho da LBV dos Estados Unidos! Sempre que eu tenho tempo, participo da doação de sopa, de material escolar, de material de berçário. O que mais me impressiona é o fato de quando a pessoa recebe, ela olha e fala: ‘que alívio, eu não tinha condição de comprar essa fralda e a LBV me deu! (...) Esse é o diferencial da LBV, o de transformar o pouco em muito e fazer a felicidade de muita gente”.

Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade possui status consultivo geral no Conselho Econômico e Social da ONU desde 1999, e tem realizado, com o suporte do UN/Desa, fóruns que promovem permanente diálogo e a troca de experiências sobre boas práticas que ajudam a combater os maiores problemas da sociedade. 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil