Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Belo Horizonte, MG — A Legião da Boa Vontade (LBV) entende que a consciência ambiental deve ser trabalhada desde cedo. Por isso, a Instituição reitera, em suas atividades lúdicas, o despertar de novas atitudes, a fim de garantir a preservação do meio ambiente.

Na capital mineira, esses assuntos são discutidos diariamente com as meninas e os meninos do programa Criança: Futuro no Presente!. Recentemente, os atendidos participaram de mais um projeto ambiental, intitulado “Plante uma Semente”. Na ação, desenvolvida pela Oficina de Cultura Ecumênica, os pequenos aprenderam que a manutenção dos recursos naturais é responsabilidade de toda a sociedade. Nada de pensar que esse é um problema de gente grande! 

Mas só identificar que o quadro é ruim não basta. Na LBV, as crianças aprendem a salvar o planeta de maneira criativa e sustentável. Quer saber como? Por meio de atividades artísticas, os atendidos transformam, por exemplo, garrafas plásticas em um porta-canetas. “Aprendi que não devemos jogar lixo no chão, que devemos cuidar bem das plantas e que a gente pode reciclar. Em uma garrafa pet a gente pode colar um papel, pintar e guardar canetas. Com palitos de picolé, podemos fazer um quadro ou uma casinha”, sugeriu a pequena Ana Vitória, de 8 anos. 

Semeando boas ideias 

O projeto ambiental contemplou roda de conversas, a construção de um livro, produção de cartazes e o plantio de sementes de girassol na área verde do Centro Comunitário de Assistência Social, da Instituição. “É muito importante preservar o meio ambiente. As plantas são muito importantes, por isso eu estou plantando hoje um girassol e quero ver crescer, gostei desta ideia!", disse Bárbara, de 8 anos. Ficou animado com a proposta? A atendida ensina como plantar a muda: "Em um potinho [copo plástico reaproveitável], coloque primeiro um pouco de terra. Depois, cinco sementes de girassol, mais um pouco de terra e água”. 

“Trabalhamos questões como a crise hídrica, o desmatamento, a reciclagem, animais em extinção, a importância da ação de cada um em favor do meio ambiente. E pelo fato das crianças gostarem muito de atividades ao ar livre, e de ser saudável, à sombra desta árvore no pátio da LBV, as crianças plantaram sementes de girassol. Este cenário ajudou bastante”, explica a educadora social da LBV, Janaína Beatriz.

Educando o cidadão 

Na Oficina de Cultura Ecumênica, são desenvolvidas atividades firmadas na Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, inovadora linha educacional da Legião da Boa Vontade. Com uma “visão além do intelecto” como afirma o seu idealizador, José de Paiva Netto, a proposta possibilita à garotada a compreensão da vivência de valores que beneficiam todas as pessoas, construindo assim uma Cultura de Paz

“Não podemos desenvolver um projeto sem trabalhar valores construtivos como a Paz, o respeito entre nós e com toda a criação divina, a harmonia, a cidadania. Então, com a canção “Plante uma semente”, por exemplo, conversamos sobre o ‘plantar sementes no coração’. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou a educadora. 

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil