Busca

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
As crianças passearam pela história de um dos expoentes da arte moderna no Brasil, fazendo releituras de suas obras.

Ipatinga, MG — Desde abril, a Legião da Boa Vontade (LBV) está proporcionando a seus atendidos, por intermédio da Oficina de Artes Plásticas, do programa Criança: Futuro no Presente!, diversas atividades lúdicas e culturais. A ação busca desenvolver as habilidades artísticas dos participantes, apresentando a vida e a obra de renomados artistas plásticos brasileiros.


Nessa semana, por exemplo, as crianças viajaram pelo universo de Candido Portinari. Durante o "passeio", elas acompanharam a trajetória de um dos grandes nomes da arte moderna no País. E tudo conspirou para a busca do conhecimento: até a sala de atividades foi decorada com várias obras do artista, reproduzidas por outras pessoas.

Após a fase de pesquisa, as crianças pintaram o sete e fizeram releituras dos quadros que compõem a coleção Brincadeiras da Infância. “É muito bom conhecer as obras de artistas famosos, ajuda a gente a ter mais vontade de desenhar. Com essas aulas melhorei muito meus desenhos. Eu gosto muito de ficar aqui na LBV porque a gente aprende muitas coisas boas e legais”, afirmou o atendido Rian, de 11 anos.

“Pintar, tendo artistas da história como referência, motiva a criança a criar, a valorizar a arte, a desenvolver a percepção crítica, exteriorizar sua personalidade e a desenvolver a aprendizagem artística”, explicou a educadora social Rosimery Teixeira Assunção. Em outras oportunidades, as crianças conhecerão as obras de Romero Britto, Tarsila do Amaral, entre outros artistas.

Ampliando o conhecimento artístico

Essa não foi a única estratégia usada para aprimorar os talentos artísticos das crianças. Na primeira fase do projeto, os pequenos foram orientados a observar todo o tipo de arte que existia pelos caminhos que percorrem diariamente. Valia tudo: monumentos, grafite, pinturas em muros. Esta ação resultou em uma roda de conversas muito produtiva sobre gêneros de arte.

“Sempre gostei de desenhar e agora que conheci muitas maneiras diferentes de desenhar e pintar, estou gostando ainda mais. Quando vi as obras dos artistas, percebi que cada um desenha de um jeito diferente, nós só precisamos descobrir qual é o nosso estilo e melhorar. Isto eu estou aprendendo nessas aulas”, disse Nayara Batista, 12 anos.

Por uma formação integral

Nas unidades socioassistenciais da LBV, meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! têm a oportunidade de realizar ações lúdicas em diversas áreas do saber: Cidadania Ecumênica, Corpo e Movimento, Esporte é vida!, etc. Dentro desses campos, é desenvolvida a Oficina de Artes Plásticas, que, em Ipatinga, contempla também a dança e o teatro.

Esses projetos são firmados na proposta pedagógica formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, aplicada por meio de uma metodologia própria, o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva). Essa proposta desperta e incentiva os atendidos a buscarem o conhecimento.

Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil 

Redes Sociais 

Colaboradores

Copyright © 2024 Betim - Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias MG - Jornal de Minas Gerais. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.