Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A clínica continha cerca de 90 pessoas internadas, que aguardam familiares buscarem os pacientes



A Prefeitura de Betim realiza nesta quarta-feira (01/03/2023) uma ação para fechar uma clínica de dependentes químicos privada, localizada no bairro Quintas do Godoy.

A Guarda Municipal foi ao local para checar denúncias do Ministério Público (MP) e encontrou diversas irregularidades.

Um gerente e um funcionário foram presos, acusados de maus tratos aos pacientes e o dono segue procurado, mas já foi apurado que ele possui passagens pelo mesmo crime, em Goiás.

Familiares aguardam para buscar os pacientes da clínica. De acordo com informações, há 90 pacientes internados.

 

Posicionamento da Prefeitura de Betim

A Secretaria Adjunta de Segurança Pública recebeu denúncia encaminhada pelo Ministério Público de Minas Gerais solicitando fiscalização na clínica particular Reability Center, localizada na região de Vianópolis, em Betim.

Equipes da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária estiveram no local, na manhã desta quarta-feira (1°), para apurar a situação e confirmaram as denúncias de maus-tratos, cárcere privado, além de sinais de violência física e psicológica contra os abrigados. Também foi encontrada arma de fogo no local. A clínica tinha, no momento da ação, 91 internos - muitos deles idosos com necessidades especiais sem a devida assistência.

O local, que não possui alvará de funcionamento, foi fechado e os responsáveis presentes no local foram foram presos. O proprietário da clínica foi identificado e já possui passagem pela Polícia Federal, condenado a cinco anos de prisão no Estado de Goiás, pelo mesmo crime.

Além da ausência de alvará, a Vigilância Sanitária identificou superlotação e condições insalubres nas acomodações. Também foram constatadas condições estruturais e de higiene precárias; condições trabalhistas irregulares; medicamentos controlados sem receita ou data de vencimento.

Foi constatado, também, que a clínica realizava internação compulsória, ou seja, sem a devida indicação médica e sem qualquer notificação ao Ministério Público. Os familiares foram notificados pela Vigilância Sanitária para buscarem os internos.

A matéria está em atualização.








Itatiaia

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil