Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Curso de Medicina da PUC Minas Campus Betim recebeu o selo Saeme (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), um instrumento de avaliação do ensino médico, feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).

O objetivo da certificação é atestar a qualidade do ensino médico no Brasil, sob avaliação nas áreas de gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional. Para receber a certificação, a instituição precisa cumprir uma série de etapas – que envolvem desde preenchimentos de relatórios à visita in loco por parte da comissão avaliadora.

O pró-reitor adjunto da PUC Minas Betim, professor Eugenio Batista Leite, evidencia a infraestrutura de ponta dos laboratórios e o compromisso do corpo docente e técnico administrativo do Campus. "Temos profissionais dedicados e competentes, além de uma estrutura de ponta. Um dos laboratórios que se destacam é o Centro de Simulação Avançada, no Campus Betim. Nele, além de manequins robotizados, dois atores profissionais auxiliam na garantia do realismo às simulações". O pró-reitor refere-se ao projeto pedagógico da PUC Minas como um verdadeiro diferencial. "Acreditamos que uma formação de qualidade é aquela que permite ao egresso aliar sua competência técnica às ações humanísticas. Por isto, ao longo dos anos nesta Universidade, os alunos do Curso de Medicina aprendem para além das habilidades médicas e vivenciam a humanização da profissão por meio do processo saúde-doença-cuidado", conclui.

O selo é válido até o mês de setembro de 2025.

Qualidade internacional

Em abril deste ano, o Saeme teve seu padrão de qualidade atestado pela World Federation of Medical Education – uma instituição internacional, composta por seis federações de educação médica, uma de cada continente.

A conquista é importante, pois além de elevar os padrões de qualidade aos internacionais, também permite que os alunos das escolas acreditadas tenham a possibilidade de obter o diploma reconhecido no exterior, o que facilita o encaminhamento para a residência médica e a continuação dos estudos de maneira geral. 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil