Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 


Cada vez mais os jovens entendem a importância da política e se tornam engajados

 

Em 2013, durante os meses de abril e maio, portanto, antes das manifestações que aconteceram em junho, foi feita uma pesquisa pela Agenda Juventude Brasil 2013 sobre o engajamento dos jovens na política – e o resultado foi extremamente positivo. Segundo o estudo, 54% dos jovens de 15 a 29 anos consideram a participação política muito importante. E isso se reflete muito na sociedade atual.

O estudo também mostrou que 46% dos jovens já participaram ou participam atualmente de alguma associação, entidade ou grupo e 39% manifestaram “nunca ter participado de entidades ou grupos, mas gostaria de participar”, isso significa que, além de preocupar-se com a política pública do país, os jovens também estão fazendo de tudo para participar dela mais efetivamente, seja por meio de comitês, protestos e até candidatando-se para cargos políticos de maior expressão.

Temos vários exemplos de novos políticos que emergem no mundo, no país e aqui mesmo, no nosso estado. Muitos não conseguem ser eleitos nas primeiras tentativas, mas isso não faz com que eles desistam da vida política e da vontade de ajudar a sociedade com suas novas ideias e planos. Esse é o caso de Carol Chab, engenheira agrônoma e radialista que concorreu para o cargo de vereadora em São José dos Pinhais, PR, em 2012, quando tinha apenas 25 anos, mas acabou não sendo eleita. “Cresci rodeada pela política, me apaixonei por ela e, assim que tive a oportunidade, me candidatei ao cargo de vereadora. Foi uma experiência incrível e eu recomendo a todos. Conheci realidades que até imaginava, mas, ao ver de perto o descaso e a indiferença, tive ainda mais forças para continuar a minha caminhada pela política”, relata Carol.

 

Carol é só mais um exemplo concreto de jovens que admiram a política e enxergam nela a possibilidade de mudar o mundo. Vendo os candidatos da eleição de 2014 é possível perceber a quantidade de jovens que concorrem a cargos públicos – e essa é uma tendência que provavelmente aumentará com o tempo. “É preciso sim experiência para exercer um cargo desses, mas, ao mesmo tempo, o mundo precisa de pessoas jovens, de mente mais aberta e com novas ideias, que desejam, mais do que tudo, ajudar ao próximo, deixando um pouco de lado o jogo de interesses da política”, exalta a radialista.

Tendo contato diariamente com seus ouvintes e atingindo cerca de três milhões de pessoas, - já que a Rádio MAIS 1120, estação em que trabalha, atinge esse montante da população que vai de Curitiba, Região Metropolitana e o litoral do estado, - Carol percebe que a cidade em que mora pode ser melhorada – e que ela pode ser uma das pessoas a realizar isso. “Não ser eleita da primeira vez não tirou a minha vontade de melhorar São José. Até aumentou. Tive mais tempo para maturar meus planos e ideias e amadurecer”, conclui a radialista.

Serviço: Carol Chab

Fone: 41 9177-1773/41-3058-7406

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: http://carolchab.com.br


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil