Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Como tirar forças para aprender com as situações ruins?


 

Não há momento mais propício para se falar sobre isso. Depois da derrota por 7 a 1 da seleção brasileira para a Alemanha, não se pode deixar passar batido por essa situação. Como a seleção fará para superar esse problema – e tirar forças para o último jogo da Copa? O que você faria para superar esse momento complicado? O psicólogo e coach João Alexandre Borba falou mais sobre isso.

O especialista lembra que o fracasso é algo que acontece para todos em algum momento da vida e que, na maioria das vezes, não depende exclusivamente de você mesmo para ocorrer. “O fracasso não é uma opção ou escolha, é simplesmente um fato que acontece na vida de qualquer um sem ‘pedir licença’ – e nós temos que aprender a crescer e lidar com essa situação”, exalta Borba.

“Com a derrota da seleção, a torcida e os jogadores estão arrasados, mas estar é diferente de ser. Esse é um sentimento passageiro, que deve ser enfrentado por todos, independente de jogo de futebol, problemas pessoais, profissionais, etc. Ninguém nasce derrotado: você passa por vitórias e derrotas na vida, e acredite, as derrotas nos ensinam muito mais – basta você querer aprender com elas”, ressalta o psicólogo.

Fracassou? Se reinvente. São nas horas mais difíceis que todos descobrem forças interiores que nem imaginavam ter – e use essas forças a seu favor, explore-as ao máximo.

“Tem muita pressão em cima de você? Transforme esse sentimento pesado e negativo em energia, em vontade de melhorar. A pressão é um fator externo, portanto, deixe de lado o que os outros querem ou esperam de você. Não se preocupe em decepcioná-los, apenas faça o seu melhor e tenha certeza disso. Assim, mesmo se as coisas não derem certo, você tem a certeza de que tentou o seu máximo”, sugere Borba.

Outra dica que o especialista oferece é transformar a tristeza em conhecimento, aprendizado e propósito. O erro/derrota/fracasso aconteceu, agora é preciso seguir em frente – e para isso, encontre um motivo que o faça seguir. “Só se reinventa de verdade aqueles que encontram um motivo por isso – e não deve ser o de provar para as pessoas que você pode: o motivo deve ser você mesmo. Faça por você e colha os frutos disso”, exalta.

Também é legal encontrar uma forma de enfrentar o medo. Sentir medo é normal, mas o que não é normal é deixar ele te parar. Para evitar isso, faça estratégias, planejamentos. “Não deixe o medo te travar. Pense o que você precisa fazer para tudo dar certo. Tenha seu foco voltado para o desempenho, treinando e pensando no lado positivo: o resultado é consequência do trabalho” diz Borba, que complementa “essas dicas podem (e devem) ser usadas por todos que passam por um momento difícil, tanto pelos nossos nossos jogadores da seleção quanto você”.

Serviço: João Alexandre Borba

Master Coach Trainer e Psicólogo

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

21 9.9804-2805

https://www.facebook.com/joaoalexandre.c.borba


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil