Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Com rendimento atrativo e diversas áreas de atuação, carreira de coach é uma das mais promissoras para os próximos anos

Renata_Lemos-Diretora_Executiva_Master_Coach.jpgConsolidar projetos, alcançar metas, realizar sonhos e conquistar novos objetivos. Estas são algumas ações que fazem parte da lista de desejos de, pelo menos, 2/3da população brasileira. Mas como obter tudo isso? Talvez a resposta esteja em se submeter a um processo de coaching ou, até mesmo, se tornar um profissional da área, o coach.

“Falar em sucesso e ascensão pessoal e profissional em meio à turbulenta crise que o país atravessa pode parecer utópico, entretanto, algumas carreiras se destacam e estão a pleno vapor, como o coach”, conta Renata Lemos, Master Coach Senior e Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Coaching. Apesar de ser uma nova ocupação, o coach está em 15º lugar no ranking das profissões mais promissoras do Brasil.

Renata aposta na formação destes novos profissionais e afirma que é um nicho ainda com muita procura. “O campo de atendimento dos coaches é tão amplo que abrange, do empreendedorismo ao emagrecimento. Entretanto, nossas maiores demandas de cursos são para formação profissional na área e otimização da produtividade das empresas e suas equipes”.

Para se tornar um coach, não é necessário nenhum pré-requisito além de uma boa habilidade para desenvolver competências, entretanto, deve-se ter uma formação adequada. “O ideal é buscar por uma instituição que seja referência na área”, explica Renata Lemos. Um coach iniciante pode receber, em média, de 150 a 300 reais por sessão, enquanto um experiente pode chegar a ganhar até 3.000 por sessão, contabilizando até mesmo uns 60 mil reais ao mês”, finaliza Renata.

O que é um coach e como ele atua

Reconhecida e bem desenvolvida em países europeus e norte-americanos, a profissão de coach tem como premissa o desenvolvimento de pessoas através de incentivo, motivação e instrução para efetivação de metas e objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Por meio de técnicas de PNL, neurociência, psicologia, entre outras, o coach educa o seu coachee (cliente) a potencializar forças e aperfeiçoar fraquezas a fim de alcançar a excelência.

Segundo Renata, com a atual competitividade do mercado, alcançar a excelência é primordial no campo empresarial e, para isto, é preciso que haja um bom autoconhecimento. “Como um dos principais focos do coaching é estimular a autognose – processo de autoconhecimento –, abre-se um leque de possibilidades para o aluno. Empreendedorismo, liderança, controle emocional, melhoria na comunicação, tomada de decisões e flexibilidade são algumas das principais características desenvolvidas durante o processo”.

“Como o coaching estimula a revisão de paradigmas, de estilo de vida e autodesenvolvimento, os próprios coaches são mais empenhados em alcançar resultados, o que contribui para seu aperfeiçoamento pessoal e profissional, refletindo em todos os setores da vida. Alcançadas estas metas, ele enxerga a possibilidade de fazer o mesmo com outras pessoas”, finaliza.

Sobre Renata Lemos

Master Coach e Trainer; Diretora Executiva IBC Corporativo Unidade Belo Horizonte;

Certification Leadership and Coaching pela Ohio University EUA;

Master Coach Certification pela Behavioral Coaching Institute – BCI;

Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching IBC e certificada pelas maiores instituições de Coaching do mundo;

Coach de Executivos com especializações em Business & Executive Coaching;

Experiência com mais de 4.000 horas de atendimento a processos de Coaching: Life, Carreira Business e Executive;

 Mais de 10.000 horas na aplicação de treinamentos, workshops e palestras;

Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Psicanalista, Consultora Comportamental DISC e Avaliação 360º pelo BCI e IBC.  Especialista em Desenvolvimento Humano, Treinamentos, Equipes de Alta Performance e Liderança;

Professora de Pós-Graduação nas áreas de Gestão, Liderança e Coaching;

Vivência como Gestora na área Comercial com mais de 20 anos de experiência em grandes empresas multinacionais como AmBev, Pepsico, Mars, Contente, Ceras Jonhson e Gomes da Costa/Carbonel. 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil