Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Atenção ampla e acompanhamento regular com médico desde a adolescência são essenciais para uma vida mais saudável

Novembro é o mês escolhido pelo calendário da saúde para evidenciar a importância dos cuidados com a saúde do homem.  Ainda que a atenção ao câncer de próstata seja mais comentada, é importante lembrar que a atenção deve ser abrangente e não focada apenas em uma doença. “É preciso estabelecer uma rotina mínima de avaliação clínica para os homens, a partir da adolescência”, alerta José Pedro Jorge Filho, cardiologista da Unimed-BH.

 

Segundo o especialista, a abordagem feita entre mulheres e homens na puberdade é distinta e precisa mudar. “As meninas quando saem da idade de ser acompanhadas por um pediatra, em geral por volta de 12 a 14 anos, passam a consultar-se com um ginecologista, que se torna o médico de referência para as jovens. Essas consultas ginecológicas costumam incluir uma medida da pressão arterial e alguns exames básicos de sangue. Esse cenário não se repete com o público masculino, que simplesmente cresce sem o devido acompanhamento médico”, destaca.

 

O cardiologista argumenta que, não raro, recebe pacientes homens na faixa etária dos 35 anos que nunca haviam medido a pressão arterial e se surpreendem ao descobrir que ela está fora dos padrões.

 

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida para 10 anos ou mais.

 

De acordo com José Pedro, exercícios físicos regulares, praticados de forma periódica (3 a 5 vezes por semana) melhoram a qualidade de vida dos homens. “A atividade física diminui o risco de vários tipos de câncer, além de contribuir para o controle da pressão, glicose, triglicérides e colesterol”, afirma.

 

O urologista da Unimed-BH, Denilson Santos Custódio, ratifica que a prevenção é a melhor alternativa para se evitar patologias graves.  “Fazer o diagnóstico precoce e iniciar os tratamentos o quanto antes, melhora o histórico natural de diversas doenças. No câncer de próstata sabemos que quando o diagnóstico é obtido no início, as chances de cura são de 90% dos casos. Por aí, vemos a importância da prevenção dessas doenças e da presença masculina nos consultórios e unidades de saúde”, avalia.

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil