Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O clareamento dental é um procedimento odontológico estético, com o objetivo de deixar os dentes mais claros. O agente clareador a base de peróxido de hidrogênio ou de peróxido de carbamida, é aplicado sobre a superfície dental e deixado por um determinado tempo de acordo com a concentração do agente clareador. Quando em contato com os dentes o agente clareador começa a atuar quebrando as partículas escuras presentes no dente, deixando assim os dentes mais claros.

Existem dois tipos de clareamento: o clareamento de consultório, e o clareamento caseiro com a supervisão do dentista.

No clareamento de consultório é aplicado sobre os dentes um agente clareador de alta concentração que irá clarear os dentes. Esse procedimento pode ser realizado com ou sem a presença de luz led ou luz laser, em ambos os casos o resultado será o mesmo. Fazemos em média três sessões de uma hora cada. O resultado final é mais rápido do que o clareamento caseiro.

Já no clareamento caseiro, é confeccionado uma moldeira individualizada no formato dos dentes do paciente. O agente clareador é aplicado sobre a moldeira e então a moldeira é levada aos dentes. O resultado final demora em média quinze dias, mas já nos primeiros dias é possível verificar diferença na cor dos dentes. Podemos também fazer o clareamento conjugado, fazendo uma sessão no consultório e continuando com o uso das moldeiras em casa.

 

A sensibilidade dental, é um efeito adverso comum durante o clareamento dental, podendo ser diminuída através do uso de agentes dessensibilizantes e protocolos específicos. Desse modo, a sensibilidade será mínima e o clareamento poderá ser executado normalmente. Hoje em dia com os novos agentes clareadores, a sensibilidade é mínima ou ausente, conforme relatam muitos pacientes.

Estudos recentes mostram que não é mais necessário evitar a ingestão de alimentos corados, como café, refrigerantes a base de cola, e açaí, durante a realização do clareamento dental. O efeito clareador será o mesmo.

Os produtos à base de carvão ativado não devem ser utilizados como clareadores. Eles são altamente abrasivos gerando alteração na estrutura do esmalte dental, podendo levar a sensibilidade elevada.

O clareamento dental deve ser realizado com a supervisão do dentista, pois só ele saberá indicar os melhores produtos e acompanhar a evolução do tratamento. Muitas vezes para se ter o sorriso branco de artistas poderá ser necessário a associação do clareamento dental com outros procedimentos estéticos odontológicos.

 

 

Dr. John Thales Soares Silva

É Cirurgião-Dentista, especialista em Endodontia, e Mestrando em clínicas odontológicas. Pós-graduado em cirurgia oral e cirurgia gengival.

Instagram e Facebook: @drjohnthales

Links: https://www.instagram.com/drjohnthales/

https://www.facebook.com/drjohnthales/

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil