Imprimir
Categoria: Empreendedorismo
Acessos: 1795
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Senac realiza a terceira edição da Feira do Empreendedorismo com o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável para a geração da cultura empreendedora e negócios

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, divulgados neste ano, Minas Gerais tem mais de 1 milhão e 200 mil microempreendedores individuais (MEI) registrados. Em 2020, o estado teve mais de 200 mil formalizações, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Somente em dezembro, foram mais de 5 mil novas empresas formalizadas. Nesse contexto e, entendendo o empreendedorismo e o intraempreendedorismo como importantes possibilidades neste cenário, o Senac realizará no dia 17 de junho, de 19h às 21h30a terceira edição da Feira de Empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas previamente, de forma gratuita, por meio do site do Sympla . O evento será transmitido pelo canal do Senac no Youtube .

“Fizemos adaptações no formato para que pudéssemos realizar a iniciativa de forma on-line, mantendo a qualidade e trazendo convidados que possam contribuir para o debate dessa temática. Nosso objetivo é realizar uma troca de experiências, despertar o espírito empreendedor por meio da interação com profissionais de mercado, alunos e ex-alunos dos cursos de graduação da Faculdade Senac em Contagem que já estão empreendendo na prática, demonstrando que a capacitação e gestão são competências essenciais para a criação de negócios”, afirma Fernando Abreu, coordenador dos cursos de graduação da Faculdade Senac em Contagem.

A palestra de abertura da Feira de Empreendedorismo contará com a participação de Felipe Santiago, criador da empresa Na Mata Drinks, responsável pela abertura da pizzaria Olegário Vila da Serra, pelo restaurante Villa e restaurante japonês Udon Belvedere, criador do restaurante italiano Eva Cucina Originale e da boutique de pães e vinhos Bagueri. O convidado vai ministrar a palestra “Olhar empreendedor: um case de sucesso no setor de alimentação”.

 

"Sempre fui do tipo de pessoa que sempre vê ‘o copo meio cheio’, e em situações de crise eu visualizo uma série de oportunidades. Infelizmente, atualmente em meio à pandemia, são oportunidades em detrimento do fechamento de muita coisa, mas com isso abrem-se novas e boas possibilidades. Minha sugestão para quem quer empreender neste momento é abrir bem os olhos e tentar ‘enxergar’ e não só ver’. Este evento do Senac vem a calhar em um cenário excelente para quem quer tirar uma ideia do papel. Conversar, escutar, falar, observar, aprender, são os melhores pré-requisitos para começar alguma coisa”, comenta Santiago.

Quem está vivendo, na prática, o sentimento de empreender é Edson Januário, ex-aluno do curso da Gestão da Qualidade da Faculdade Senac em Contagem, um dos convidados da Feira, que tem um empreendimento na área de alimentação. “O curso me permitiu uma troca de experiências com os colegas e professores, que contribuiu para o meu desejo de empreender. O conhecimento adquirido me ajudou muito na abertura da empresa, pois pude aplicar os ensinamentos teóricos nas práticas do dia a dia”, comenta.

Gabrielle Silva de Souza, é aluna do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Senac em Contagem e vai concluir sua formação em junho de 2022. Ela é um exemplo do chamado Intraempreendedorismo, que significa empreendedor interno, ou seja, empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. A aluna trabalha em uma empresa de contabilidade e afirma que os conhecimentos adquiridos no curso têm contribuído para seu desenvolvimento na organização. “Recentemente percebi, por meio de orientação dos professores do curso, que estávamos fazendo o lançamento de reserva de forma incorreta e, pude corrigir o processo interno. Com isso eu pude reverter uma situação que, futuramente, poderia ser muito desgastante”, comenta.

Serviço:

 

3ª Feira de Empreendedorismo do Senac

Data: 17/06 (quinta-feira)

Horário: 19h às 21h30

Inscrições gratuitas pelo site do Sympla

Transmissão pelo canal do Senac no Youtube