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Negócio próprio e sem ponto comercial: Em 2016 a ordem é economizar também na hora de empreender

Alguns perderam o emprego em 2015, outros querem dar início ao projeto de ser dono do próprio negócio. Seja qual for a motivação, considerar as empresas de franquias é uma decisão estratégica para quem quer empreender este ano

Reconhecidas por serem mais acessíveis do que uma franquia tradicional, as microfranquias que podem ser operadas em esquema home based ou sem ponto comercial propiciam economia no custo fixo, pois dispensam investimento em aluguel e outras despesas. Estas redes ainda costumam ser indicadas pelo fato de serem reconhecidas por oferecerem modelos de negócios maduros, que já foram testados e por isso oferecem menor risco.

O setor como um todo mantém-se aquecido. Segundo o último levantamento divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), as franquias registraram faturamento de R$ 99,385 bilhões entre janeiro e setembro de 2015. Como a economia do país mantém-se instável, as microfranquias que não exigem ponto comercial acabam sendo uma opção mais acessível de negócio. Há opções de redes com investimento inicial a partir de R$12 mil que, além de serem mais acessíveis, propiciam economia com aluguel de ponto comercial. Confira algumas opções de negócios com esse modelo:

MINEIRO DELIVERY
O que faz? Comercializa comida caseira via delivery e dentro de boxes
Performance em 2015: Em apenas quatro meses de expansão, já faturaram mais de 1 milhão. A rede espera atingir 60 unidades em 2016.
Investimento inicial: R$ 79 mil
Número de unidades: 6
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Resumo: a marca adotou o formato de franquia esse ano. A ideia é levar até os clientes o sabor irresistível da comida caseira. O cardápio inclui galinhada, feijoada e costelinha, entre outros.

MISS PINK
O que faz? Vende cosméticos por meio de plataforma móvel
Performance em 2015: Em seu primeiro ano no franchising, a rede já comercializou 42 unidades e espera dobrar o número de franquias no ano que vem.
Investimento inicial: R$ 19 mil
Número de unidades: 28
Prazo de retorno: de 3 a 12 meses
Resumo: a proposta da rede é oferecer uma loja de produtos de beleza que possa ser transportada para diversos locais. A Miss Pink permite que os franqueados trabalhem em suas próprias casas ou façam parcerias com shoppings, salões de beleza e espaços comerciais. O mix de itens, como maquiagem, esmalte e hidratantes é produzido com alta tecnologia e fórmulas exclusivas, proporcionando muita qualidade aos produtos.

DOCTOR FRIO
O que faz? Rede de limpeza e manutenção para ar-condicionado
Crescimento em 2015: A rede faturou R$3,5 milhões em seu primeiro ano no franchising e espera dobrar o faturamento em 2016.
Investimento inicial: à partir de R$ 25 mil
Número de unidades: 25
Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
Resumo: No mercado há 20 anos, a rede adotou formato de franquia esse ano. A Doctor Frio presta serviços de instalação, higienização e manutenção de aparelhos para empresas e residências.


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