Imprimir
Categoria: Cidades
Acessos: 1900
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O “Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em Diálogo com o Papa Francisco” será encerrado com um ato político em Paracatu de Baixo, subdistrito de Mariana devastado pela lama da Samarco. A partir das 15h, os 300 participantes do Encontro se deslocarão até o local para conhecer as consequências desse crime e levar solidariedade a todos os atingidos ao longo da bacia do Rio Doce.

O compromisso que será firmado no ato por todas as pessoas e movimentos populares presentes é o de não esquecimento desse episódio e de unidade na luta contra a impunidade. Foram 19 mortos, diversas cidades e comunidades indígenas devastados, e impactos ambientais incalculáveis, sem prazo para recuperação.

O rompimento da barragem

Em 5 de novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, ocorreu o pior desastre ambiental brasileiro causado pela mineração. A barragem de Fundão da empresa Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, se rompeu e uma enxurrada de lama, 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos, devastou Bento Rodrigues, deixando o distrito coberto por lama tóxica.

O rastro de destruição avançou por todo o Rio Doce atingindo mais de 230 municípios que utilizavam seu leito como subsistência, chegando ao mar, impactando o distrito de Regência, no Espírito Santo.

SERVIÇO

Ato político de encerramento.

Data: 04 de junho

Horário: a partir das 15h

Local: Paracatu de Baixo, subdistrito de Mariana