Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Apresentação na Praça Milton Campos faz parte da turnê estadual do grupo

Belo Horizonte/Betim, maio de 2014 – Na próxima quinta-feira (22), às 20h, a Praça Milton Campos, em Betim, será palco de mais uma bela apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O Circuito Unimed-BH oferece aos moradores da cidade, gratuitamente, a oportunidade de assistirem a interpretações de obras de importantes compositores como Johann Strauss Jr., Francisco Braga e Gershwin. O concerto também será marcado por trilhas sonoras de John Williams para os filmes Harry Potter e a Pedra Filosofal e Parque dos Dinossauros.

Sob regência do maestro Marcos Arakaki, a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz parte do projeto Turnê Estadual. O concerto também integra a programação dos 27 anos de tombamento da Casa da Cultura Josephina Bento e é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas e Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Repertório

O concerto apresenta duas obras de um compositor que há muito está entre os mais queridos do público, Johann Strauss Jr.. Dele, a Orquestra executa a abertura da opereta O morcego, símbolo da tradição vienense, e Vozes da Primavera, uma das mais conhecidas valsas do compositor. Do século XIX, os músicos seguem para os dias de hoje, com peças de John Williams, um dos mais bem-sucedidos compositores de trilhas sonoras para o cinema. Na apresentação, será interpretado o tema de Parque dos Dinossauros e a suíte de Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Abertura Cubana de Gershwin e o Episódio Sinfônico de Francisco Braga completam o programa.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Um dos projetos culturais mais importantes do estado e do país, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi criada, em 2008, pelo Governo de Minas, com o intuito de inserir o Estado nos circuitos nacional e internacional da música clássica. A Orquestra entra em seu sétimo ano com a perspectiva de sede própria, a Sala Minas Gerais, atualmente em obras, que possibilitará flexibilidade na programação, além da construção de uma sonoridade própria e do desenvolvimento de novos projetos. Outro passo importante nestes sete anos é a entrada da Filarmônica no mercado fonográfico, com a gravação de seu primeiro CD comercial, pelo selo Sonhos e Sons, com a Sinfonia nº 9 de Franz Schubert, e a parceria com o selo internacional Naxos, para registro, no momento, de obras de Villa-Lobos.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio Ambiente, Voluntariado, Espaço público e Cultura. Em 2013, as ações beneficiaram, diretamente, 452 mil pessoas.

Circuito Unimed-BH

Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e de cultura nas praças adotadas pela Cooperativa. O Circuito Unimed-BH realizou 24 shows e espetáculos teatrais em 2013, reunindo 11,5 mil pessoas. A iniciativa também oferece aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada na Praça Floriano Peixoto, que mobilizaram 7 mil frequentadores no ano passado. Em 2014, além da programação nos dois espaços adotados pela Cooperativa em Belo Horizonte – Praças da Saúde e Floriano Peixoto –, a Praça Milton Campos, em Betim, também recebe atrações.

Circuito Unimed-BH apresenta:

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Turnê Estadual em Betim

Local: Praça Milton Campos, Centro - Betim

Data: 22 de maio, às 20h

Evento aberto ao público

Foto: Alexandre Rezende


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil