Imprimir
Categoria: Economia
Acessos: 1124
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Giovane Ribeiro Castro, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, dá dicas de como evitar tropeços e iniciar o ano com mudanças de hábitos financeiramente

O início de um novo ano traz consigo a promessa de novas oportunidades e metas, mas também pode ser um período de desafios financeiros. Muitas pessoas acabam caindo em ciladas que comprometem suas finanças, por isso é muito importante ações relevantes envolvendo a organização financeira neste período para evitar complicações maiores nos próximos meses.

Para Giovane Ribeiro Castro, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, o cenário que se desenha nos primeiros meses do ano exige atenção redobrada por parte dos consumidores. “Entrar em 2024 sem um planejamento financeiro sólido é como caminhar por um campo minado. Há diversas armadilhas que podem comprometer seriamente a estabilidade econômica das famílias”, alerta Castro.

Entre as principais preocupações, Giovane destaca as dívidas acumuladas durante as festas de fim de ano, que muitas vezes passam despercebidas. "É essencial que as pessoas examinem minuciosamente seus gastos durante as celebrações e desenvolvam estratégias para liquidar essas dívidas de forma eficaz, prevenindo que se tornem um peso ao longo do ano."

Além disso, o especialista ressalta a importância de considerar os impostos e despesas anuais, muitas vezes esquecidos nos planejamentos financeiros. “As consequências dessas despesas podem ser notáveis. Desconsiderar esses compromissos pode acarretar desequilíbrio financeiro”, advertiu Giovane. E para não começar o ano no alerta vermelho, o coordenador de Ciências Contábeis ressalta: “Reserve uma parte do décimo terceiro salário para os pagamentos sazonais do primeiro trimestre do ano, como IPTU, IPVA e mensalidades escolares. Dessa forma, é possível iniciar 2024 com tranquilidade, evitando contratempos com dívidas”.

Neste cenário, o professor elencou 5 ciladas financeiras de início de ano e como evitar, confira:

1. Dívidas das festas de fim de ano. A empolgação das festas muitas vezes leva as pessoas a gastarem mais do que deveriam. O primeiro passo para evitar essa cilada é fazer um levantamento detalhado dos gastos das festas, incluindo presentes, ceias e decorações. Em seguida, estabeleça um plano para quitar essas dívidas, priorizando aquelas com as maiores taxas de juros.

2. Impostos e despesas anuais. Muitas pessoas esquecem de considerar impostos e despesas anuais no planejamento financeiro. Deixe uma reserva do 13º para os pagamentos sazonais do primeiro trimestre do ano, como IPTU, IPVA, mensalidades escolares, seguro do carro, se possível. Assim é possível começar 2024 tranquilo, sem se atropelar com dívidas

3. Promoções e liquidações. As promoções de início do ano podem ser tentadoras, mas é importante resistir ao impulso de gastar. Antes de fazer qualquer compra, avalie se realmente precisa do item, compras impulsivas podem comprometer o orçamento e gerar arrependimentos posteriormente.

4. Reajuste de mensalidades. No início do ano, muitas despesas recorrentes, como mensalidades escolares e planos de saúde, costumam ser reajustadas. Fique atento a essas mudanças e ajustes em seu orçamento de acordo. Se possível, negocie com consultas de serviços para obter descontos ou condições de pagamento mais detalhadas.

5. Falta de reserva de emergência. A ausência de uma reserva financeira pode ser a maior cilada de todas. Eventos inesperados, como problemas de saúde ou reparos em casa, podem surgir a qualquer momento. Portanto, é de extrema importância guardar uma parte do seu orçamento mensal para construir e fortalecer sua reserva de emergência. Isso proporcionará tranquilidade financeira e evitará o acúmulo de dívidas em situações imprevistas.

Sobre a Anhanguera 

 

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. 

 

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos. 

 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

 

Acesse o site e o blog para mais informações.